sábado, 6 de novembro de 2010

Grandes jogadores alemães: Sebastian Deisler

Um craque vencido pelas contusões e pela depressão, este foi Sebastian Deisler.
 Se hoje o meio campo da Nationalelf encanta com tantos talentos como Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil, Thomas Müller e Toni Kroos no time principal e ainda poderá contar com os promissores Lewis Holty, Mario Götze e Christopher Buchtmann, a 10 anos atrás a situação era bem diferente e haviam apenas duas esperanças de dias melhores para a seleção alemã que vivia a sua pior fase, esses jogadores se chamavam Michael Ballack, jogador de extrema força física, e Sebastian Deisler um jogador de muita habilidade, diferente de tudo que havia aparecido no Fußball.

Sebastian Deisler

A década de 90 começou bem para a Alemanha, título mundial em 90 e título europeu em 96. Depois disso só decepções e uma crise nunca antes vista na Nationalelf. Uma geração envelhecida e sem brilho vestia a camisa da seleção, a renovação não existia. Mas nesse período negro do futebol alemão surgia uma esperança um garoto que tinha brilhado no Mundial Sub-17, carregando a 10 da seleção, Sebastian Deisler.
 O jovem nascido em Lörrach chegou aos 15 anos ao Borussia Mönchengladbach para jogar nas categorias de base. No ano seguinte foi convocado para defender a seleção Sub-17 da Alemanha no Egito, onde atuou em 5 jogos marcando um gol e dando duas assitências, ajudando a Nationalelf a chegar em 4º.

Em sua temporada de estréia na Bundesliga pelo Mönchengladbach.
Sebastian Deisler estreou na Bundesliga durante a temporada 1998/1999, mais precisamente na 3ª rodada no dia 8 de setembro de 1998 contra o Eintracht Frankfurt, jogou durante essa temporada 17 vezes sendo que marcou apenas um gol, contra o 1860 München na 21ª rodada.
 Mas o time do Mönchengladbach era muito fraco e acabou terminando a Bundesliga em último, fato esse que não impediu Deisler de brilhar, muitos clubes ficaram interessados em levar o jovem destaque alemão, mas quem acabou levando o craque foi o Hertha Berlin por 4,5 milhões de marcos.
 A sua apresentação levou 66 mil pessoas ao Olympiastadion.

Na capital alemã todos os holofotes apontavam para a salvação do futebol alemão, Deisler.
Em seu primeiro ano de Hertha Sebastian logo teve a sua primeira oportunidade de jogar a Liga dos Campeões. E ele ajudou o time da capital, mesmo caindo em um grupo que tinha Milan e Chelsea, o Hertha Berlin se classificou em segundo no grupo, inclusive o time não perdeu perdeu nenhum jogo para o Milan e ganho um jogo contra o Chelsea. Na fase seguinte o time não repetiu a dose e acabou ficando em em último com apenas 2 pontos, em um grupo que tinha como adversários Barcelona, Porto e Sparta Prag.

O Hertha comemora a vitória sobre o Milan na Champions League.
 Pela Bundesliga o jovem Deisler encantou a cidade de Berlin e não demorou muito ele ganhou o apelido de "Basti Fantasti". Em sua  primeira temporada pelo Hertha Deisler jogou 20 jogos marcando 2 gols e 3 assistências. Sebastian Deisler nunca se destacou pela quantidade de gols marcados mas sim pela beleza do seu futebol, um futebol muito diferente do que os alemães estavam acostumados a ver naqueles tempos. Ao final da temporada o Hertha acabou em 6º na Bundesliga .

Ao final desta temporada o jogador teve a primeira oportunidade de jogar uma grande competição pela Nationalelf, a Eurocopa 2000.

Em um time que fez feio, Deisler não conseguiu ser titular na Euro 2000.
 Na Euro 2000 as previsões da Copa de 1998 se confirmaram e a Alemanha decepcionou novamente. Apresentando um time sem muitas qualidades  técnicas, com alguns veteranos e alguns jogadores de qualidade duvidosa, os alemães voltaram mais cedo para casa após terminarem em último do grupo em um grupo que tinha Inglaterra, Portugal e Romênia. Deisler entrou no primeiro jogo (77') contra a Romênia (1 a 1)  e no último jogo na derrota contra Portugal (3 a 0), onde foi titular e pouco mostrou.

De volta ao Hertha disputa ainda mais duas temporadas pelo time (2000/2001 e 2001/2002). Alcança o 5º e o 6º lugar na Bundesliga com o Hertha nas temporadas 00/01 e 01/02 respectivamente. Começa a ganhar a titularidade na Nationalelf se destacando ao lado de Michael Ballack.
 Mas na temporada de 01/02 a sua vida em Berlin começa a mudar quando a sua transferência para o Bayern München foi anunciada. De ídolo ele vira o traidor para a torcida do Hertha que o insultava mesmo quando ele estava machucado sem poder jogar. Antes uma celebridade na cidade, Deisler começa sentir na pele a raiva da torcida, isso foi o início de um dos seus piores inimigos na carreia, a depressão.

Decepção: Sebastian Deisler está fora da Copa do Mundo de 2002.
   Para piorar o quadro em Maio de 2002 a um mês da Copa, para a tristeza de muitos (inclusive a minha) Sebastian Deisler machuca o joelho e é cortado da Nationalelf. Titular do time alemão e melhor jogador tecnicamente do time se esperava muito dele e é difícil não imaginar que as coisas seriam diferentes em 2002 se ele tivesse jogado.

Enfim a chance do jovem talento de ser campeão.
   Após o fim do sonho da Copa do Mundo, Sebastian Deisler enfim vestiu a camisa do Rekordmeister. Mas as lesões e a depressão voltaram a assombrar a sua carreira. Finalmente em assumiu a sua incapacidade em lidar com a depressão, causada em boa parte pela falta de confiança em seu corpo para superar as lesões e também pelo mundo do futebol que sempre esperava o melhor dele, Sebastian Deisler inicia um tratamento psicológico e durante a fase de recuperação joga alguns jogos pelo Bayern II. Fato este que o afasta da Nationalelf, já que estava em processo de reabilitação, e não disputa a Euro 2004.

Na sua melhor temporada pelo Bayern ele conquista tudo na Alemanha.
 Em outubro de 2004 tem nova recaída nos problemas psicológicos. Mas logo em seguida faz a sua melhor temporada pelos bávaros atuando em 24 jogos, com 4 gols marcados e 2 assistências. Ao final da temporada 04/05 ele se sagra campeão alemão e da copa da Alemanha. Recuperado dos problemas psicológicos e fisícos Deisler está em sua melhor fase e aos poucos vai recuperando o seu espaço na Nationalelf.

Após anos como única esperança, enfim Deisler tem jovens talentos ao seu lado.
  Em junho disputa a Copa das Confederações em casa e ganha a posição durante o torneio, mas na semifinal a Alemanha acaba perdendo para o Brasil por 3 a 2. Na decisão do terceiro lugar a Alemanha vence o México, Deisler joga por quase 70 minutos.

Deisler jogou bem mas o Brasil foi à final da Copa das Confederações.
  Sem problemas físicos por quase um ano e meio enfim Deisler tem a chance de deslanchar. Com a proximidade da Copa em casa ninguém discute a titularidade de Basti, e após algumas boas partidas pela Bundesliga se apresenta para jogar o amistoso contra a Itália em março.

Em seu último jogo pela Nationalelf derrota para a Itália por 4 a 1.
  A Alemanha é humilhada e perde por 4 a 1, mas isso não foi o pior. Alguns dias depois sentido muitas dores no joelho direito. Ele passa por exames que detectam uma grave lesão. A 3 meses da Copa a solução para ele é a cirurgia, mas seria possível a recuperação em tão pouco tempo? A resposta foi negativa a previsão de retorno é de 6 meses e Sebastian Deisler está fora da Copa do Mundo de 2006.
  Tristeza geral na Alemanha, a seleção que vinha de tropeços perde um de seus maiores talentos. Ninguém acredita em tamanha infelicidade já que 4 anos atrás o mesmo Deisler já havia passado por essa decepção, e nós fãs da Nationalelf não pudemos ver o craque disputar uma Copa do Mundo.
 Como era de se esperar a depressão volta a incomodá-lo, e após a Copa joga apenas mais 4 jogos pelo Bayern até tem mais um problema físico.

Deisler na coletiva onde anuncia o fim da carreira.
   Cansado pelas intermináveis lutas contra as lesões, contra a depressão e contra o mundo do futebol que exigia demais dele, Sebastian Deisler põe um ponto final em sua carreira como jogador em janeiro de 2007.
 Encerra-se assim uma das mais promissoras carreiras do futebol alemão, aquela que enfim reergueria o futebol alemão. Infelizmente Deisler não pode aproveitar de toda a sua qualidade, seu corpo foi seu maior inimigo.

Capa do livro Züruck ins Leben.
 Em Setembro de 2009  lança a sua biografia "Züruck ins Leben" (De volta à vida), e volta a aparecer publicamente pela primeira vez desde a sua aposentadoria. O livro expõe a sua carreira, a falta de apoio psicológico que teve no Hertha, seus problemas com lesões e principalmente a sua dificuldade de entender e se encaixar no mundo competitivo do futebol, que para ela já não fazia mais sentido.
 No mesmo ano volta a aparecer publicamente após a trágica morte do goleiro Robert Enke, que assim como Deisler também sofria de problemas psicológicos. Dando como exemplo a sua carreira Sebastian Deisler defende um maior cuidado dos clubes e federações com a saúde mental dos atletas.
  Atualmente, Sebastian Deisler vive em Freiburg onde tem uma loja de produtos do Nepal e do Himalaia. Junto com a sua esposa (uma brasileira , Eunice Santana) e seu filho, ele reencontrou algo que o futebol, o dinheiro e o sucesso não lhe davam mais, a felicidade.

Apesar de ter uma carreira recente existem poucos bons vídeos dele na internet, então vou postar apenas 3 aqui, dois com suas incríveis jogadas e gols e o outro um video sobre a sua despedida.


Sebastian Deisler
Sebastian Deisler - Fußballgott - Einige seiner schönen Tore !!!
Sebastian Deisler, seine Depression und Karriereende (auf Deutsch)

Resumo da carreira de Sebastian Deisler:



  Tschüss!!!

7 comentários:

  1. Olá Juliano, que post maravilhoso!!! Super completo, merece virar um livro!!! Tudo bem com vc? Tenha um ótimo final de semana!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hallo Angela, tudo bem comigo sim e obrigado pelo elogio. Bom era o minímo que eu poderia fazer, afinal ele foi um dos meus ídolos.
    Tenha você uma ótima semana, Küsse!

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, eu gostaria de te parabenizar por esse maravilhoso post Juliano. Achei ótimo mesmo, nota 10! Rico em detalhes e curiosidades. Continue com essa série sobre grandes jogadores alemães. Parabéns! E a carreira do Deisler é bastante interessante, um jogador que sofreu bastante e não teve a oportunidade de jogar a Copa do Mundo. As coisas seriam diferentes em 2002 se ele tivesse jogado, eu sempre fico pensando nisso. Mas a sua contribuição para o futebol alemão não pode ser negada, foi um jogador fora de série. Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo elogio Gilberto! Com certeza vou continuar esses posts, esta semana devo começar a fazer mais um. Quanto ao Deisler, realmente foi um dos melhores de sua geração. Apesar de não jogar por muito tempo, ele desempenhou bem o papel de esperança do fußball alemão até o surgimento da atual geração. Se tivesse jogado em 2002 acredito que o final poderia ser diferente mesmo.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Desinterrando!! Cara belo texto sobre o Deisler, tambem acompanhei a carreira dele, jogava muita bola!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. Li ontem sua postagem sobre o Sebastian Deisler,achei muito completo,confesso que apos esse post passei a saber mais sobre ele, curiosamente encontrei ele na selecão alemã u 20 no Winning Eleven 4,dai passei a gostar desse jogador mais ainda,abrç...

    ResponderExcluir