terça-feira, 26 de outubro de 2010

Novidades do Fußball! (26/10/2010)

 Fim de uma era! Morre o polvo Paul...


  Amado por alguns (espanhóis), odiado por outros (holandeses) o polvo Paul enfim poderá descansar. Famoso por acertar o vencedor de todos os jogos da Copa em quais "opinou" o polvo morreu nesta segunda-feira de causa natural. Estrela na cidade de Oberhausen Paul receberá uma estátua no oceanário Sea Life onde vivia.

Cinco alemães entre os candidatos a melhor jogador do mundo
Eles brilharam demais neste ano e agora lutam pelo prêmio de melhor do mundo.
 A Fifa em parceria com a revista France Football divulgou a lista dos 23 candidatos à Bola de Ouro FIFA, que agora é o prêmio para o melhor jogador do mundo. Entre os 23 escolhidos 5 são alemães, são eles: Mesut Özil, Thomas Müller, Bastian Schweinsteiger, Philipp Lahm e Miroslav Klose. Após anos tendo apenas Michael Ballack como único indicado ao título a Alemanha colhe o resultado da sua politica de investimento nas bases. Mas os favoritos mesmo são os espanhóis que tem 7 indicados e são os atuais campeões do mundo, com Xavi e Iniesta bem cotados. Quem pode reaparecer é o português Cristiano Ronaldo que vem fazendo um excelente pós-Copa.
  Na minha opinião o prêmio deverá ir mesmo para o meio-campista Xavi.
  Abaixo vou fazer uma pequena análise da temporada de cada um e das chances dos cinco alemães:



 Bastian Schweinsteiger fez um excelente ano até a partida contra a Espanha na semifinal, quando a Alemanha foi eliminada. Após anos jogando como meia aberto pelos lados Schweini encontrou o seu lugar de destaque como volante, onde foi utilizado primeiro por van Gaal no Bayern e depois por Löw na Nationalelf. Nessa posição jogou demais na Copa do Mundo, tendo o seu ponto alto na partida contra a Argentina onde com sua qualidade no toque de bola comandou o massacre sobre os Hermanos. Caso não tivesse sido engolido pelos espanhóis, com certeza Basti seria eleito o melhor da Copa. O pós copa foi um pouco abaixo das expectativas mas aos poucos vem retomando a boa fase, inclusive decidindo algumas partidas.
  Ainda não será dessa vez que Schweinsteiger será o melhor do mundo, mas com apenas 26 anos e uma possível transferência para o Real Madrid ou Internazionale ele tem tudo para chegar lá.



Thomas Müller quem? A um ano atrás ninguém conhecia o jovem bávaro, hoje com apenas 21 anos ele é um dos pilares do Bayern München e da seleção alemã. Marcando muitos gols na Bundesliga ele chamou a atenção Joachim Löw que não exitou e o levou para a Copa do Mundo com apenas 20 anos. Talvez a melhor aposta de Löw em 4 anos de Nationalelf, Müller brilhou marcando 5 gols, sendo o artilheiro da Copa, e coroado também como o melhor jogador jovem da Copa. No início desta temporada ele não tem decepcionado e se mantém como um dos destaques do futebol alemão.
  Por ser muito novo ainda não deverá estar entre os top desta lista, mas com o talento que tem com certeza será um "Weltklasse".



Mesut Özil fez uma boa temporada pelo Werder Bremen, mas a sua indicação com certeza é fruto do que fez na Copa do Mundo. No primeiro jogo já mostrou todas as suas qualidades como a habilidade com a perna esquerda e a incrível prescisão nos passes. Marcou o gol da difícil vitória contra Gana e jogou demais contra a Inglaterra e Argentina. Tamanha qualidade não passou despercebida pelos gigantes europeus, e antes de a Copa acabar já era expeculado como reforço do Barcelona. Porém Özil acabou parando mesmo no Real Madrid, onde começou um tanto instável. Mas deu a volta por cima sendo hoje titular indiscutível dos Merengues onde junto com outro alemão Sami Khedira pode fazer história.
 Na Nationalelf tem brilhado bastante, principalmente no jogo contra a Turquia onde perseguido pela torcida turca deu como resposta uma bela atuação e um gol.
 Para mim Özil é um dos 5 melhores jogadores do mundo atualmente e continuar brilhando no Real Madrid poderá lutar pelo prêmio ainda este ano.


 Philipp Lahm é o melhor lateral do mundo, apóia com muita qualidade revezando jogas agudas com belos cruzamentos. Na defesa é tão eficiente quanto no ataque e usa a sua velocidade como principal arma para desarmes precisos. Com larga experiência tanto na seleção quanto no Bayern, Lahm sempre se destacou jogando pela lateral esquerda, mas nesta temporada jogando pela direita (olha o van Gaal aqui novamente) ele conseguiu jogar mais ainda, tanto que assumiu a condição de Spielfüher da Nationalelf na ausência de Ballack. Fez uma Copa do Mundo perfeita e continua mantendo o bom nível no pós Copa.
 Por ser um jogador mais de defesa a sua possibilidade de ganhar o prêmio é muito pequena, mas com certeza a presença de seu nome nesta lista já é um belo prêmio para um dos melhores jogadores alemães da sua geração.




Miroslav Klose está a poucos gols de se tornar um mito... Na seleção alemã, porque no Bayern a coisa tá feia. Suas últimas temporadas na Bundesliga tem sido ruins, inclusive amargando o banco de reservas nas últimas temporadas. O resultado disso são poucos gols. Mas isso não foi motivo suficiente para o Bundestrainer Joachim Löw deixá-lo de fora da Copa. E Copa do Mundo e Miroslav Klose combinam como ninguém. Durante a Copa o jogador renasceu fazendo ótimas atuações e gols. Por muito pouco não passou Ronaldo como maior artilheiro da história das Copas, chegou à semifinal com 14 gols e a apenas 2 de ultrapassar o fenômeno, mas infelizmente não conseguiu. No pós Copa pela Nationalelf Klose tem encantado os torcedos alemães com muitos gols, e está a poucos gols de se tornar o maior artilheiro da Alemanha em todos os tempos. Com a boa fase disse querer jogar a Copa de 2014 e quebrar o record de Ronaldo, será que dá? Eu estou torcendo para que ele consiga.
 A indicação de Klose para o prêmio soa mais como uma homenagem ao grande artilheiro da Nationalelf, para disputar realmente o prêmio ele teria que manter o mesmo ritmo da Nationalmannschaft pelo Bayern, algo que ele não tem conseguido.

 Tschüss!!!

5 comentários:

  1. Hallo Juliano,

    Ontem estávamos de luto em casa!!! O paul era muito especial e a gente morava pertinho dele. Ainda nao tínhamos ido visitá-lo pois sempre o Sea Life estava lotado. Passou o tempo e esquecemos!!! Pena. Mas vamos ver o seu memorial!!! Schönes Tag noch!!!

    ResponderExcluir
  2. Hallo Angela, imagino como as pessoas na Alemanha ficaram tristes. Bom pelo menos vocês vão poder ver a estátua dele.
    Tschüss Angela!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliano, dá um orgulho ver 5 alemães concorrendo ao prêmio hein? Fazia tempo mesmo que não eram tanto. Concordo com quase tudo que você disse, mas na minha opinião o Schweinsteiger é um dos 5 melhores do mundo e não o Özil... e o Lahm, realmente o melhor lateral do mundo. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. É Gilberto vou concordar em parte com você então... O Schweinsteiger realmente fez um ano excelente, jogou demais na Copa e tem conseguido decidir alguns jogos pelo Bayern, então vou reconsiderar e colocar ele entre os 5 melhores do mundo.
    Agora não dá para tirá-lo dos 5 melhores, o que ele está jogando no Real Madrid é de se empolgar. Tanto que o Kaká parece ter perdido espaço no time, é ele está machucado mas não acredito que ele volte titular, e agora busca um lugar longe de Madrid. E pela Nationalelf ele tem jogado melhor do que o Schweini no pós Copa, e tem sido muito produtivo para o time.
    Bom é isso, vamos ficar na torcida para um deles ganhar o prêmio.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Seja lá quem for, é bom poder pensar em mais de um alemão entre os 5 melhores do mundo. Essa geração ainda vai dar muitos frutos. É só esperar! Acho difícil um deles ganhar o prêmio, mas nos dando os títulos em 2012 e 2014 eu já estou mais do que feliz. Abraço!

    ResponderExcluir