domingo, 29 de maio de 2011

Deutschland 2 x 1 Uruguay

Comandados pelo bom jogo de Mario Gomez, a Nationalelf ganhou novamente do Uruguai.
 Primeiro jogo desde a vergonhosa derrota para a Austrália em março, a Alemanha não decepcionou e venceu novamente a seleção Charrúa, desta vez por 2 a 1. Com alguns desfalques como Mertesacker e Khedira, Joachim Löw preferiu deixar alguns titulares de fora e escalou a seguinte formação:

Neuer
Lahm - Friedrich - Hummels - Schmelzer
Kroos - Rolfes
Müller - Özil - Schürrle
Gomez

  Com isso os titulares Klose e Podolski ficaram no banco para que os destaques da Bundesliga 2010-2011 Mario Gomez e Andre Schürrle entrassem em campo. Os aclamados Hummels e Schmelzer também tiveram a chance de começar a partida assim como o volante Simon Rolfes.
  O jogo começou com o Uruguai tendo as primeiras chances de gol aos 5' e 6' com chutes de Gargano e Alvaro Pereira, ambas as chances defendidas por Neuer sem muito esforço. A Alemanha tem mais posse de bola mas cria muito pouco no começo do jogo, enquanto isso o Uruguai vai criando algumas chances mas não consegue assustar a defesa alemã.
  A Nationalelf parece que vai jogar da mesma forma que jogou contra a Itália e contra a Austrália, sem vontade, mas aos 20' após uma bobeada de Lugano Mario Gomez rouba a bola entra na diagonal da área, dá um corte seco em Godín e chuta no cantinho do gol de Muslera, Deutschland eins zu null.

Gol do TOReiro alemão, Gomez confirma que é o melhor atacante alemão da atualidade.
 A bobeada de Lugano resultou em uma mudança no jogo da Alemanha, que após o gol melhorou o seu jogo e foi para cima. Aos 23' Philipp Lahm faz um lindo passe entre a defesa uruguaia e encontra Mesut Özil que se atrapalha um pouco e chuta em cima de Muslera. Mas o Uruguai não desiste e após boa jogada de Suárez, Cavani recebe a bola nas costas de Schmelzer e mesmo sem marcação chuta para fora. Schmelzer que aliás vem decepcionando a todos que pediam a sua titularidade na seleção, nem de longe parece aquele jogador veloz, criativo e prestativo que é nos Schwarzengelben, tem que jogar mais.
  Toni Kroos que também vem sendo muito criticado quase faz um golaço ao tentar encobrir Muslera, mas o goleiro consegue fazer a defesa a tempo e manda a bola para escanteio. Schürrle que vinha fazendo uma boa partida no lugar de Podolski, aliás uma bela opção caso Löw entenda que precisa mudar a forma de ataque, foi presenteado com um belo passe de Özil, o agora jogador do Leverkusen recebe, ajeita a bola e bate colocado no canto esquerdo de Muslera que nada pode fazer, 2 a 0.

Andre Schürrle deixou o seu e entra na briga por um lugar na equipe para 2012.
  Dois minutos depois Mario Gomez quase faz o terceiro após cruzamento da direita. O Uruguai tenta reagir com Forlán de fora da área mas Neuer faz grande defesa e coloca para fora. Aos 38 o Uruguai quase faz o seu primeiro, Lahm evita o gol uruguaio mas ao cortar acaba dando a bola de presente para Suárez que chuta mas a bola desvia na defesa alemã e vai para fora. Aos 41' o Uruguai acaba marcando o seu mas é anulado por impedimento de Luis Suárez. Rolfes e Fórlan ainda tentam no final do 1º tempo mas o jogo fica com o placar de 2 a 0 mesmo.

Na volta para o segundo tempo Löw faz uma mudança tática, do 4-5-1 para o 4-4-2 com Klose e Gomez no ataque.
  Com um Özil bem apagado Jogi coloca Klose em seu lugar para atuar ao lado Gomez, aliás a muito tempo a Alemanha não joga assim, testando mais possibilidades de mudar o seu time. Com Müller também muito apagado a mudança não dá muito resultado já que apesar de fazer uma boa partida Kroos não se apresenta tanto como o Schweini e Rolfes não tem essas caracteristicas. Quem acaba indo para cima são os Charrúas que diminuem com Gargano, após bate rebate na zaga alemã, o volante do Nápoli recebe a bola livre e cara-a-cara com Neuer faz o gol.

O Uruguai diminui aos 48', Walter Gargano.
 Arne Friedrich faz um golaço de voleio após lancamento de Kroos, mas como estava impedido o gol foi anulado uma pena! Aos 58' sai Andre Schürrle que fez uma belo primeiro gol pela Alemanha, em seu lugar entra Podolski. O Uruguai só volta a assustar aos 64' com Forlán, após cobrança de escanteio ensaiado o melhor jogador da Copa de 2010 bate colocado mas para na linda defesa daquele que é considerado o melhor goleiro do mundo, Manuel Neuer.

Atuações cada vez mais seguras, Manuel Neuer foi a segurança da defesa alemã.
 Löw aproveita para dar descanso para os titulares Lahm e Friedrich ao colocar Höwedes e Badstuber respectivamente nos seus lugares, aos 66'. Cinco minutos depois mostrando que é um dos melhores zagueiros do Fußball Matt Hummels dá um carrinho preciso evitando que Suárez ficasse na cara do gol. Godín tem a chance de empatar aos 73' após cruzamento, a bola sobra para o zagueiro desmarcado que chuta mas Neuer novamente evita o gol.
  No minuto seguinte Mario Gomez recebe belo lançamento, faz uma jogada de gênio driblando o goleiro e a defesa uruguaia mas na hora de chutar lembra o velho Mario Gomez e chuta pra fora sem goleiro, tudo bem neste lance ele não tinha muito ângulo.

O Wunderkind tem novamente a chance de jogar e mostrar todo o seu talento.
 Götze e Träsch entram aos 79' nos lugares de Müller e Kroos, respectivamente. Nos acréscimos Mario Götze tem a chance de deixar o seu, mas aparentemente nervoso ele se atrapalha para chutar e acaba chutando em cima de Muslera. Aliás oWunderkind fez uma péssima partida, apesar de ter entrado aos 79,  assim como o Schmelzer ele também precisa se soltar na Nationalelf, pois qualidade ele tem e pode fazer muito pela seleção. O Uruguai ainda tem duas chances antes de acabar o jogo uma com Cavani que chuta para fora e outra com Forlán que exige mais uma grande defesa de Neuer.

Final de jogo e a impressão que ficou é que o time pode contar com jogadores não considerados titulares como Gomez, Hummels, Kroos e Schürrle que fizeram uma bela partida e dão alternativas caso os titulares não correspondam. Já Schmelzer e Götze ficaram bem abaixo do que se espera deles. Schmelzer ainda pode ficar um pouco mais aliviado pois não tem concorrentes com o mesmo nível técnico, os mais próximos são Aogo e o até agora não convocado Rausch. Já o caso de Götze é mais complicado pois ele joga na posição mais disputada da Nationalelf, o meio campo. Não podemos esquecer que ficaram de fora boas opções como Marko Marin, Lewis Holtby e principalmente Marco Reus que tem fazido chover pelo Mönchengladbach e é o mais forte concorrente do Wunderkind.
  Agora a Alemanha se prepara para um jogo valendo a classificação para a Euro 2012 contra Áustria em Viena na sexta (03/06) e contra o Azerbaijão em Baku na terça (07/06). Aposto em vitória nos dois jogos e a classificação garantida antecipadamente.

Gols da partida:



Tschüss!!!

2 comentários:

  1. Boa vitória para se recuperar daquela derrota contra a Austrália. Eu fiquei feliz principalmente pelo Gomez, porque uma das coisas que mais me preocupavam na Nationalelf era a falta de um substituto para o Klose e agora vejo essa figura no Mario, que fez ótima temporada. Tenho bastante curiosidade em ver como o Reus iria se sair com a camisa da seleção, espero que não se apague igual ao Götze. E queria ver o Höwedes jogando por mais tempo também. Quanto ao Schmelzer, mesmo não tendo jogado muito bem, ainda é bem melhor que o Aogo, o Löw não deve desistir dele, acredito que só precise se acostumar a vestir a camisa da seleção. E que belo gol esse do Schürrle hein? Agora, que venha a Áustria na sexta!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei injustas as críticas ao Gomez, e agora ele está provando que era apenas uma má fase. Com a contusão do Klose ele vai ter a grande chance de garantir um lugar no ataque alemão. O Schürrle não é aquele jogador espetácular, como o Götze e o Holtby, mas é muito mais participativo e na minha opinião vai estar no grupo da Euro 2012. Vamos torcer para o Schmelzer se soltar e mostrar o grande jogador que ele é. Acredito em uma vitória por 2 a 0 com dois do Gomez.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir