segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bundesliga - 13. Spieltag

Die Meisterschale.

 Resumo da 13ª rodada da Bundesliga, amistoso da Nationalelf e a festa dos 20 anos da unidade alemã no Fußball.

 Am Samstag

Raúl exagerou na beleza do 3º gol.
Foi um massacre. Comandados pela dupla Farfán-Raúl, o Schalke passeou em Gelsenkirchen contra um adversário impotente. Metzelder marcou o primeiro em um gol que contou com um pouco de sorte pois antes de entrar a bola tocou na nuca do goleiro Wiese. O Werder Bremen ainda perdeu boas chances de marcar com Hugo Almeida, mas para variar o português disperdiçou todas. Contando com a incrível atuação do peruano Jefferson Farfán o Schalke foi aumentando a diferença. Os 3 últimos gols foram marcados por Raúl sendo último uma pintura do espanhol que aproveitou uma bobeira do zagueiro Prödl, entrou na área e tocou por cobertura para fechar o show. Mas o placar acabou sendo pequeno, pois os Königsblauen perderam várias chances, sendo as principais com Huntelaar e com Farfán. O resultado acaba mostrando a tendência dos dois times, o Schalke está conseguindo escapar do rebaixamento e vem melhorando muito, principalmente hoje quando Magath optou por tirar o fraco Jermaine Jones. Já o Bremen vem em franca decadência e tem que achar uma solução imediata para a Krise que está instalada no clube, afinal qualidade o elenco do Bremen tem.

Sem estrelas o Hoffenheim vai fazendo uma ótima campanha.
O time do Eintracht Frankfurt tem um termometro em campo, e ele se chama Theofanis Gekas, quando ele perde uma chance clara onde ele fura o chute, é de se esperar que as coisas não saiam bem para as águias. E foi o que aconteceu, com o Frankfurt sendo goleado pelo bom time Hoffenheim. O primeiro gol foi marcado por Boris Vukcevic de cabeça. Vedad Ibisevic marcou o 2º e o 3º gol do 1899. E finalizando o placar Mlapa fez o 4º sem goleiro. Mas além das chances perdidas por Gekas o jogo também ficou marcado pela péssima arbitragem que favoreceu e muito o time do Hoffenheim não expulsando Vorsah que deu uma cotovelada em Gekas e não marcadando um penâlti claro a favor do Frankfurt.

Allagui entrou no jogo e salvou o time de mais uma derrota.
Um belo jogo no Borussia-Park, foi o que proporcionaram Mönchengladbach e Mainz. Depois de encantar no início da Bundesliga com um jogo baseado nos garotos craques o Mainz enfrentava agora um período de derrotas e conseguiu voltar a vencer.  Os Fohlen vem fazendo uma campanha muito irregular e o jogo de hoje mostrou isso. Após sair na frente com um belo sem pulo de Marco Reus, o Mönchengladbach cedeu o empate, Andre Schürrle recebeu a bola entre a defesa e sozinho tocou na saída do goleiro Heimeroth. Mas die Fohlen não se abateram e em mais uma bela jogada de Reus, que início a jogada no meio campo, foi avançando driblando e passando pelos adversários, tabelou com Bobadilla e bateu colocado pra colocar os donos da casa na frente novamente. Aliás o Marco Reus já está merecendo uma chance na Nationalelf, pena que a concorrência é muito grande mas com certeza daria um toque a mais de qualidade. Mas quem achava que o protagonista da partida seria Reus se enganou. Após contusão de Risse, Thomas Tuchel coloca Sami Allagui no seu lugar. Melhor escolha não poderia ser feita e o jogador faz dois belos gols e garante a virada para o time do Mainz que recupera a 2ª posição da Bundesliga.

Em um jogo difícil o Dortmund vence mais uma e segue como maior favorito ao título.
Outro jogaço na Bundesliga. O Freiburg que vem fazendo uma campanha maravilhosa não se intimidou frento ao líder de Bundesliga. E foi recompensado no primeiro tempo com um gol contra marcado por Mats Hummels, gol irregular diga-se de passagem pois o atacante Cisse fez falta em Weidenfeller. Mesmo com o domínio do Freiburg o primeiro tempo terminou em 1 a 0 somente. No segundo tempo o Dortmund mostrou porque é melhor time da Alemanha na atual temporada, e foi pra cima disposto a vencer. De cabeça Robert Lewandowski empatou . Nesse momento de domínio dos Schwarzgelben que se saiu bem foi o goleiro Oliver Baumann que fez uma ótima partida e com certeza mostrou para o Bundestrainer Joachim Löw (que estava presente no estádio) que merece uma chance. Mas é difícil segurar o melhor ataque da Alemanha e o Freiburg não conseguiu fazê-lo e tomou o gol da virada, marcado contra pelo zagueiro Mujdza. Aproveitando o desespero do Freiburg, o Dortmund usou a sua melhor arma o contra-ataque em altissíma velocida e só não ampliou porque Kuba perdeu um gol inacreditável sozinho. O erro poderia ter custado caro já que o Freiburg na pressão quase empatou com Schuster que em uma cabeçada acertou o travessão. Com isso o Dortmund é mais líder do que nunca e o Freiburg mostrou que apesar da derrota tem um time que vai incomodar muito ainda.

Golaço do Spielführer Schulz anima o Hannover.
Buscando recuperar posições perdidas, o Hannover partiu para cima do HSV e aproveitando uma bola perdida por Zé Roberto, Stindl abriu o placar a favor do Hannover. Mas para surpresa dos torcedores o Hamburger virou o jogo com dois gols do sul coreano Son, ambos os gols saíram após belíssimas jogados de Pitroipa que vem sendo um dos destaques dos Rothosen na temporada. Mas o Hannover que é um dos melhores times da Bundesliga não ia se entregar tão facilmente, e com um golaço de bicicleta empatou a partida. Christian Schulz dá um toque pra cima na bola e na altura da marca do penâlti manda o chute de bicicleta que encobre o goleiro Drobny. Após o gol o HSV tem novamente a chance de passar à frente, em outra bela jogada Pitroipa passa para Son dividir e passar pelo goleiro, mas na sequência Son chuta a bola na trave.Ya Konan marca mas em posição irregular o gol é invalidado. Mas Mike Hanke dá a vitória ao Hannover com um gol de cabeça no fim da partida.

Em uma vitória comandada pelos croatas, Ilicevic teve papel fundamental.
O jogo foi em Nürnberg mas que parecia estar jogando em casa foi Kaiserslautern, que mandou no jogo inteiro. Stiven Rivic aproveitando um rebote de Raphael Schäfer fez 1 a 0 Roten Teufeln. Pouco depois, agora em jogada de Rivic, Ilicevic marca o segundo de cabeça após cruzamento. O Club tentou ameaçar mas em uma tarde pouco inspirada nada conseguia fazer. Quem estavam inspirados eram o croatas do FCK, Ilicevic cruzou pela direita e encontrou Lakic livre que só teve o trabalho de tocar para o fundo do gol. No segundo tempo o FCK continuou mandando no jogo por um bom tempo, até que Robert Mak diminuiu para der Club, em um chute de fora da área não muito forte que o goleiro Sippel aceitou. O gol deu motivação para o Nürnberg e somada a expulsão de Petsos do FCK, o time da casa foi em busca do 2º gol. E a chance apareceu com um penâlti sofrido por Jens Hegeler. Na cobrança o Spielführer Andreas Wolff acerta o travessão e jogo termina mesmo 3 a 1 para o Kaiserslautern, que respira aliviado e abre uma pequena diferença para a zona de rebaixamento.

Vidal e Schweinsteiger foram muito bem no jogo que terminou empatado.
Jogando na Bayarena o Bayern foi para cima e chegou marcando um gol com Schweinsteiger, mas o gol foi anulado equivocadamente pois Schweini não estava impedido. Na verdade o gol do Bayern não demoraria a sair, e veio em uma linda jogada da dupla da Nationalelf, Lahm e Schweinsteiger tabelaram na ponta direita, Schweini recebeu na linha da pequena área e deu um toque de cobertura por sobre a zaga do Leverkusen que acabou encontrando Mario Gómez que marcou o seu 8º gol. Quase no final do primeiro tempo Sidney Sam, um dos destaques do Leverkusen, driblou Pranjc na área e foi derrubado. Penâlti marcado Arturo Vidal cobrou com classe e empatou o jogo. No segundo tempo mesmo com boas chances dos dois lados, Derdyok e Vidal pelo Leverkusen e pelo Bayern com Kroos e Gómez, o jogo terminou mesmo em 1 a 1. Resultado que foi ruim para ambos especialmente para o Bayern que não consegue engrenar uma sequência de bons resultados, já o Leverkusen vê o Dortmund abrir mais 2 pontos de diferença.


 Am Sonntag

Será que dá pra escapar? Se o Poldi jogar tudo o que sabe com certeza!
No jogo dos desesperados quem se deu melhor foi o Köln que venceu o fora de casa o Stuttgart. O jogo teve boas chances para ambos os times, Podolski e Lanig para os Geißböcke e Cacau e Pogbrenyak para os Schwaben. O jogo teve um lance curioso quando árbitro trombou com o jogador Petit que ficou pedindo falta. Quem voltou bem ao time foi Mondrágon que fez boas defesas e salvou o Köln. Perto do fim Niedermaier derruba Novakovic na área e o juiz marca penâlti, na cobrança o capitão Lukas Podolski manda um chute fortíssimo sem defesa para Sven Ulreich. O Stuttgart ainda tenta o empate e vai para cima, e poderia ter empatado caso o juiz tivesse marcado um penâlit claro sobre Gebhart, mas o jogo termina em 1 a 0. O Köln respira aliviado, soma 3 importantes pontos, já o Stuttgart que vinha em ascensão na Bundesliga volta à zona de rebaixamento.

Diego não fez uma grande partida, mas quando teve a chance decidiu.
Em um período de decadência na Bundesliga o Sankt Pauli precisava urgentemente de uma vitória, por isso die Piraten foram para cima desde o começo do jogo. E apoiados pela sua fanática torcida o Sankt Pauli saiu na frente com Markus Thorandt de cabeça. Nos dois times tanto Diego Benaglio quanto Thomas Kessler vinham fazendo ótimas partidas e evitando que mais gols fossem marcados. Mas em uma bobeada da zaga do Sankt Pauli Diego puxou a maracação de dois zagueiro deixando Dzeko desmarcado, percebendo isso ele tocou de cabeça para o bósnio concluir. Marius Ebbers ainda teve mais duas chances de colocar o Sankt Pauli na frente, mas falhou em ambas.

 Classificação da Bundesliga após a 13ª rodada:



20 Anos de uma só Alemanha no Fußball.
  No sábado aconteceu a comemoração dos 20 anos da unidade no futebol alemão. Como vocês já sabem após a segunda guerra mundial a Alemanha derrotada foi dividida em duas a Ocidental (captalista) e a Oriental (comunista), e com o futebol não foi diferente. Se pelo lado ocidental  houve muitas conquistas (3 Copas do Mundo e 2 Eurocopas) o lado oriental foi mais humilde e ganhou apenas uma Olimpíada. Mas em 20 de novembro de 1990 as duas Alemanhas se tornaram uma só.
  E para comemorar esta união foi realizada uma partida na cidade de Leipzig no Zentralstadion, onde os campeões de 1990 pela Alemanha Ocidental enfrentaram as Lendas da Alemanha Oriental.

Os craques Matthäus e Kirsten comandam as Alemanhas.

 E eles fizeram um jogo bem legal, ouso dizer que se o Philipp Lahm não estivesse em uma fase tão boa o Stefan Reuter seria meu lateral direito titular. Os campeões de 90 sairam na frente com um gol de cabeça de Karl-Heinz Riedle após um belo cruzamento de Reuter. Mas jogando "em casa" as lendas da Alemanha Oriental empataram com Olaf Marschall de penâlti. Bola de um lado Andreas Köpke do outro. Ulf Kirsten  marcou o gol da vitória para a DDR e fechou um nostálgico jogo.

Esta lista abaixo é dos jogadores que nasceram no lado oriental com a sua quantidade de jogos pela Alemanha unificada:

Michael Ballack (98 Länderspiele)
Bernd Schneider (81)
Jens Jeremies (55)
Ulf Kirsten (51/49 für die DDR)
Matthias Sammer (51/23)
Thomas Linke (43)
Jörg Heinrich (37)
Marko Rehmer (35)
Tim Borowski (33)
Carsten Jancker (33)
Clemens Fritz (22)
Steffen Freund (21)
Robert Huth (19)
Thomas Doll (18/28)
Dariusz Wosz (17/7)
Toni Kroos (13)
Olaf Marschall (13)
Alexander Zickler (12)
Andreas Thom (10/51)
René Adler (10)
Jörg Böhme (10)
Robert Enke (8)
Stefan Beinlich (5)
Michael Hartmann (4)
Frank Rost (4)
Dirk Schuster (3/4)
Marco Engelhardt (3)
Heiko Gerber (2)
Ingo Hertzsch (2)
Sven Kmetsch (2)
Ronald Maul (2)
Heiko Scholz (1/7)
Bernd Hobsch (1)
Thomas Ritter (1)
Marcel Schmelzer (1)
René Schneider (1)

  Pra quem quiser ver os melhores momentos do antigos craques aqui vai o link: DDR Legende 2 x 1 DFB Weltmeister
 Agora, achei muito bonita a blusa verde que o Matthäus veste quando dá entrevista, espero que em breve a Adidad e a DFB coloquem novamente a camisa verde como segundo uniforme, ficaria simplesmente linda.

Mesmo com um time que nunca jogou antes junto se esperava um pouco mais da Nationalelf.
 Em um jogo onde a Suécia pouco fez a Nationalelf apenas empatou. Mas o jogo serviu mesmo para dar aos novos talentos a experiência de seleção. Alguns jogadores se saíram muito bem, como Marcel Schmelzer que deverá até ganhar a posição de lateral esquerda, posição esta que ultimamente anda sem dono.
  Também foram bem Mats Hummels e Lewis Holtby. Agora é esperar a próxima convocação para o amistoso contra a Itália em fevereiro para ver quem conseguiu impressionar Joachim Löw e ficar no grupo.

3 comentários:

  1. Comentando aos poucos: tá uma vergonha esse time do Bremen, poxa vida! Tá precisando de uma acordada urgente... e o Schalke vem se recuperando, bom ver isso. Grande partida do Raúl. Na minha opinião o Huntelaar ainda deve no Schalke o que ele joga pela seleção holandesa. O Hoffenheim me surpreendeu, mesmo tendo um time melhor que o Frankfurt, eu não esperava tanto, mesmo com a ajuda do juiz... e o Frankfurt é uma equipe muito instável. Mainz vem se recuperando... e como joga esse Reus, que coisa incrível, se destaca mesmo em time tão ruim. BVB cada vez mais perto do título e Freiburg se mostrando uma equipe muito superiora a que eu esperava no início da temporada. O HSV continua tendo altos e baixos na Bundesliga e o Hannover vem bem. Legal ver o seu FCK ganhando e fugindo um pouco do rebaixamento, eu gostei bastante da atuação do Sippel também, mesmo aceitando aquele gol. Ele e Baumann são duas ótimas promessas para goleiros da seleção. Leverkusen e München empatam e quem comemora é o Dortmund... e daqui a pouco o Gomez se torna o artilheiro da Bundesliga. Köln respira e Wolfsburg vai ficando pelo meio da tabela mesmo. Falando da Nationalelf, muito bonita a festa dos 20 anos, emocionante ver o pessoal de 90 reunido nessa partida contra os craques da DDR, legal mesmo! Quanto a seleção atual, foi um jogo bem chato, mas serviu para fazer experiências... que venha a Itália agora! Abraços e parabéns por mais um ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Gilberto, mas ele tem se saído melhor do que nos gigantes Madrid e Milan, acho que ele ainda vai ser tão bom quanto o Kuranyi foi. O Reus assim como o Podolski,joga muito mais do que o time dele, e com certeza deve ir para um time melhor na próxima temporada. O futebol alemão sempre teve como destaque os ótimos goleiros, Turek, Maier, Schumacher, Ilgner, Kahn e Lehmann, esta safra é uma das melhores na minha opinião são pelo menos 6 ótimos goleiros: Manuel Neuer, René Adler, Tobias Sippel, Oliver Baumann, Sven Ulreich e Fromlowitz.
    O Gómez foi muito injustiçado, ele é um grande atacante e com o tempo vai recuperar estes dois últimos anos de azar que teve, se continuar assim o Klose vai perder fácil o lugar no time, se é que já não perdeu.
    Ótimo ver os craques de 90 juntos, ainda mais que eu não vi eles ao vivo, eles são uma parte especial da história do Fußball e é bom saber que a DFB os respeita como tal.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. E o Gomez fez mais dois hoje, apesar da derrota do München... aproveitando o gancho: aonde você conseguiu essa fonte de letra que você usou para escrever o título "Futebol Chucrute" no blog? Abraço!

    ResponderExcluir