quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bundesliga - Saiba mais...


 Você já parou pra pensar qual o significado das estrelas em cima dos escudos dos times alemães? Bom o primeiro pensamento que vem à cabeça certamente é: títulos alemães. Poderia até ser, já que os times europeus não usam estrelas no seu escudo referente aos seus títulos continentais ou mundiais. Opa estrelas e títulos, isso me lembra o calcio da liga italiana, onde a cada 10 títulos o time pode colocar uma estrela sobre o seu escudo.
 Pensando nisso, pesquisei sobre os times alemães e descobri que o sistema alemão é um pouco diferente. Então resolvi montar esta tabela:





Ótimo agora ficou mais fácil saber o porquê das estrelas no Fußball... ou não...
Mas como assim? O Nürnberg é o segundo maior campeão alemão e não usa estrelas, o Stuttgart ganhou 5 e só usa uma?
A explicação é mais simples ainda, para que um time possa ganhar essas estrelas, título tem que ser da Bundesliga que começou a ser disputada na temporada 63/64. Ou seja, para efeito de colocar uma estrela sobre o escudo os títulos alemães conquistados antes do início da Bundesliga não contam. Times como o Schalke 04 que tem 7 títulos alemães e nunca ganhou uma Bundesliga, e Nürnberg com 9 títulos e apenas 1 da Bundesliga, vão ter que ganhar muitas Bundesligas se quiserem ostentar esse orgulho sobre seus escudos.
 Por outro lado o Bremen está a apenas 1 título de colocar mais uma estrela, e o meu Kaiserslautern a apenas 1 título de colocar a sua primeira estrela no peito, será que esse sai para die Roten Teufel?

 Tschüss!!!

14 comentários:

  1. Olá Juliano,
    muito interessante, sinceramente nao sei nada de futebol. Aprendo um pouco com os meus filhos e certamente eles sabiam sobre as estrelas. Gostei!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Hallo Angela, então é sempre bom aprender um pouquinho mais sobre o futebol alemão né...
    Seu filho mais torce pelo Dortmund não é? Pretendo fazer vários posts sobre os times alemães, e o Dortmund com certeza é um dos meus preferidos (depois do Kaiserslautern é claro ahaha).
    Tschüss!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliano, no Brasil ficava mais fácil torcer para um time, todos nós torcemos para o Atlético Paranaense. Aqui na Alemanha cada um torce para um time diferente: o mais velho torce para o Bayer Leverkusen; o menor para o Dortmund, a Ana era Bayer de Munique, mas mudou para Dortmund, eu o Schalke 04 e meu marido o Eintracht Frankfurt. Agora com o campeonato alemao é um briga...rsrsrsr!! Meus filhos estao adorando seu blog! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Danke Angela, eu aqui em Curitiba sou Paraná Clube, mas a situação tá cada vez pior... Ainda bem que tem a Alemanha pra me dar alegrias...
    Tschüss!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliano, parabéns pelo post.. Acompanho a bundesliga e há muito tempo venho procurando o significado das estrelas, mas nunca encontrava uma resposta concreta. Muito bacana
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo elogio Enrico. Fiz este post pq também tinha esta dúvida, descobri e quis compartilhar com todos que acompanham o Fußball.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara muito legal este Blog, eu estou me interessando pelo futebol alemão já algum tempo. Torço para o Bayern Munchen e acompanho pela internet. Parabéns pelo blog, espero mantermos contato.Geraldo.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Na França so o Saint-Étienne tem estrela por causa dos 10 titulos Franceses

      Excluir
    2. Na França so o Saint-Étienne tem estrela por causa dos 10 titulos Franceses

      Excluir
  9. queria saber os significados das estrelas do futebol francês,turco,grego e etc.
    como o olimpique de marselha tem 1 estrela diz no seu site que tem 11 títulos franceses mas com um tirado pela justiça teria 10?mas o campeonato nacional começou depois de 1924 ,como consta lá em 1924 campeão francês?como assim??

    ResponderExcluir
  10. Mas o borussia dortmund tem 5 titulos :1963, 1995, 1996, 2002, 2011 seria 2 estrelas? a ver..
    danke!

    ResponderExcluir
  11. Esse primeiro não conta, a primeira Bundesliga foi a temporada 63/64, vencida pelo Colônia. Mas o Dortmund deve adicionar a segunda estrela se confirmar o título amanhã.

    ResponderExcluir
  12. Olá Juliano, sou brasileiro e tenho acompanhado a Bundesliga nesta temporada 2014/15, gosto muito da Premier League, mas confesso que fico em dúvida, quando tenho que escolher assistir um classico ingles ou alemão na TV... rsrs... Também tinha dúvidas sobre as estrelas dos escudos dos times alemães, muito boa sua explicação. Eu torço pelo Bayern de munique, mas adoro assistir aos jogos do Borussia Dortmund, pois são muito rápidos e agressivos. Abraços
    Att. Michael

    ResponderExcluir